Estava eu no meu serviço quando relembrei de uma coisa chamada "PELTIER" ou mais precisamente "Pastilha Termoeletrica"
Foi quando lembrei do meu PC chegando a 80º C sem over....
Após horas de pensamento entrei no mercado livre e comecei a pechinchar
Consegui um peltier de 136,8 w por apenas 39,90 + FRETE
Então comprei... Já fui logo em uma "LOTERICA" e paguei o boleto...
Mais após isto comecei a pesquisar...
Entrei em varios sites, blogs, coisas e coisas...
Li sobre condensação, vapor de agua, e coisas do tipo....
Então estive pensando, se eu usase um potenciometro (dimmer) eu poderia controlar a voltagem do peltier.... com isso controlando sua temperatura e evitando condensação....
Mais não... não encontrei nem um Projeto de circuito eletrico para um dimmer de 12 v
Então pensei... já que não posso controlar sua voltagem... Vou dar um jeito de tirar a umidade do ar de dentro do gabinete.... (coisa meio complicada)
Pesquisei....
Pesquisei....
Pesquisei....
Pesquisei....
DEPOIS
Pesquisei....
E encontrei algo interessante que dizia uma historia mais ou menos assim:
"Um desumidificador remove a umidade do ar. A técnica comum usada para remover a umidade é condensá-la em uma superfície fria.
Alguém que enche um copo com chá gelado em um dia quente e úmido sabe que a umidade vai se condensar na parte externa do copo. Quando o ar esfria, perde sua habilidade de manter a umidade; no caso do copo gelado, a umidade do ar condensa imediatamente sobre o copo. Se o copo ficar sobre uma mesa por muito tempo e se o ar estiver muito úmido, pode se formar uma significante poça de água..."
Então pensei, umidade, frio, condensação, FRIO + UMIDADE = CONDENSAÇÃO
E chequei a seguinte conclusão:
Fazer um condensador! Dentro do gabinete!
E me veio outra duvida....
Mas como???
Usando o proprio lado frio do peltier!
Se eu colocar um dicipador no lado frio do quente e um fan jogando ar em cima dele, esfriaremos o ar que está dentro do gabinete, com isto ocorrera condensação no dicipador, (o que não teria muito problema mas seria se ela não ficasse lá)
Então pensei Força da gravidade é para baixo!
Se eu colocar um recipiente logo abaixo do dicipador a umidade condensara e depois de um tempo caíra no recipiente... XD
E com isso mesmo pensei... Mas tambem tera o ar quente dentro do gabinete... o que fazer?? A agua vai virar umidade denovo, escorrer, virar umidade, escorrer............
PARAAAAAAAAAA
não da...
Agua escorrendo?? Dentro do gabinete?? Não.....
Já sei.... e se fizer igual nas geladeira "CICLE DEFROST"
Quando a geladeira descongela, toda agua que estava retida dentro dela escorre por uma tubulação e fica armazenada em um recipiente em cima do motor!
Logo que o motor funicona, gera calor, o que faz a agua evaporar (detalhe que a agua já esta fora da geladeira)
Por que não canalizar a agua que escorreria do PELTIER para fora do gabinete??
Pensei mais um pouco e cheguei a uma conclusão...
Jogar o ar do lado quente do peltier em cima da agua sendo assim o peltier ficaria com a parte quente para fora do gabinete e o lado quante ajudaria a evaporar a agua gerada pelo lado frio.
Seria algo mais ou menos como a figura abaixo:
Porem teria um fan no dicipador do lado de dentro do PC, jogando ar no o dicipador
Em baixo do dicipador do lado de dentro, tipo um FUNIL, que seria o meio de saída da agua condensada, do lado de fora, em baixo do dicipador teria um recipiente, que seria pra lá onde iria a agua, e o fan do lado de fora, não estaria naquela posição, estária na parte de cima, jogando o ar contra o recipiente, fazendo com q a agua evaporasse!
Terminou minhas idéias...
Postem suas opniões antes que o PELTIER chegue em casa e eu comece a fazer cagada....
XD
Logo que o peltier chegar farei testes e postarei fotos para colocar aqui no site... XD
Até logo!